Nesse final de semana o rugby sevens fará sua estréia nos Jogos Panamericanos de Guadalajara. Será a primeira vez que o rugby fara parte do evento continental. O Pan ocorre a cada quatro anos desde 1951, mas o rugby nunca fez parte. Apenas uma única vez, em 1956, quando o Pan ocorreu na Argentina, quatro seleções - entre elas o Brasil, fizeram um torneio de rugby para "homenagear" a cidade de Buenos Aires.
A cidade mexicana de Guadalajara sediará oito seleções de rugby no Estádio Tlaquepaque em um dos últimos eventos dos Jogos. Apesar do rugby sevens nos Jogos Olímpicos - a partir de 2016 no Rio de Janeiro - contar com homens e mulheres, nos Jogos Pan-americanos de 2011 só participarão equipes masculinas.
"É uma grande honra estar envolvido nos Jogos Pan-americanos", admitiu o experiente treinador dos EUA sevens Al Caravelli, que está levando sua equipe para o México depois de uma cansativa fase preparatoria de uma semana nas instalaçoes olímpicas em Chula Vista.
O Canadá, assim como os outros sete times em ação, compreenderam a importância dos Jogos Pan-Americanos, com o técnico Geraint John admitindo que "estamos conscientes da necessidade de apoiar todo o esforço canadense para incentivar em tantos outros atletas canadenses quanto possível durante todo o curso da semana. É parte integrante com o torneio".
A melhor classificada das oito equipes e uma forte candidata a medalha de ouro é a Argentina, que teve a sua preparação feita na África do Sul, seguida de um mini-torneio com os rivais nos Jogos Pan-americanos Brasil, Uruguai e Chile, e uma semana a mais no México para um treinamento em altitude semelhantes aos 1.536 metros acima do nível do mar de Guadalajara.
Javier Ortega Dessio, jogador argentino do HSBC Sevens World Series, foi claro em dizer a meta da Argentina no México. "Queremos ganhar a medalha de ouro. Isto é tudo novo para nós".
Nenhum comentário:
Postar um comentário