Problemas articulares (artrite, artrose, etc) são os males mais comuns para atletas e ex-atletas de modalidades esportivas que geram muito impacto. Um estudo feito na Austrália revelou a incrível estatística de que 60% dos atletas de rugby terão algum problema articular após os 45 anos de idade, problemas crônicos ou seja, irreversíveis, onde a única via de tratamento se dá através de procedimentos para atenuar os sintomas com medidas paliativas como aplicação de antiinflamatórios e atividades físicas que não gerem impacto para a articulação. A ocorrencia destes se dá por vários motivos, um deles é o contato físico existente na modalidade, as articulações são sobrecarregadas pela grande quantidade de impacto a que são submetidas.
Isto pode ser tratado e até mesmo prevenido, estudos apontam que substancias como Condroitina e Glucosamina atuam de forma eficaz nesta área, pois conseguir manter nossas articulações resistentes e saudáveis através da lubrificação e restauração dos tecidos de conectividade.
CONDROITINA
A condroitina é um dos principais componentes estruturais da cartilagem e provê grande parte de sua resistência e compressão. A maior parte do sulfato de condroitina é obtida de extratos de tecidos cartilaginosos de vacas e porcos, mas outras fontes como peixes e pássaros também são usados.
Uma vez que o sulfato de condroitina não é uma substância uniforme, e está naturalmente presente em uma ampla variedade de formas, a composição precisa de cada suplemento alimentar difere. Estudos clínicos não identificaram qualquer efeito colateral significativo de superdoses de sulfato de condroitina.
GLUCOSAMINA OU GLICOSAMINA
A glucosamina é um aminoácido já existente no organismo, necessário para a renovação do tecido conjuntivo, estruturalmente muito importante para o corpo produzir moléculas especiais chamadas glicosaminoglicans, encontradas nas cartilagens. Esta ganhou imensa popularidade devido à sua habilidade de lubrificar e ajudar na regeneração da cartilagem, ligamentos e tendões. Fortalecer os tecidos de conectividade, ajudar a manter articulações saudáveis e flexíveis para que sirvam de amortecedores eficientes de impacto e combater lesões causadas por treinos intensos, exercícios repetitivos ou os efeitos naturais da idade.
Praticantes de atividades físicas e esportistas vêem 2 benefícios principais na suplementação de glucosamina:
- Fortalecimento dos tecidos de conectividade (cartilagem, ligamentos e tendões), mantendo-os saudáveis e resistentes.
- Regeneração de cartilagem danificada para reparar as funções da articulação e mobilidade, e ajudar na recuperação de lesões.
RECOMENDAÇÕES
A Glucosamina pode agir de forma mais efetiva quando junto da vitamina C, ajudando o corpo a produzir e estabilizar colágeno saudável nos tecidos de conectividade.
Normalmente, doses usuais variam de 1000mg a 1500mg, e é comum ser combinada com a Condroitina. Juntas, os estudos demonstram que elas ajudam a reconstruir a cartilagem e manter a integridade estrutural das articulações e do tecido conjuntivo, mas isso requer tempo, habitualmente as suplementações rendem mais de 6 meses, e seu uso pode até ser prolongado e contínuo.
Por fim, gostamos sempre de salientar que a orientação de um profissional competente deve sempre ser priorizada para tal, como a consulta a um médico ou nutricionista, lembramos ainda que existem outras formas para prevenir lesões articulares, como a pratica de atividades físicas prescritas e supervisionadas por um profissional de Educação Física habilitado e também a consulta a um fisioterapeuta.
- Corpo Perfeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário